quarta-feira, 5 de outubro de 2011

UNIÃO EUROPEIA – FIM DE UM PODER ECONÔMICO


UNIÃO EUROPEIA – FIM DE UM PODER ECONÔMICO

O EURO A BEIRA DO CAOS




Quando discutimos de forma geográfica sobre como a nova ordem mundial esta se organizando, percebemos que alguns fatos continuam atrelados, a produção do exercito industrial de reserva, concentração de riquezas pelas elites, uma estrutura global que permite os países desenvolvidos explorarem países emergentes e além do mais, criam ideologias fictícias para impedir o desenvolvimento dos emergentes para que estes possam sempre fornecer espaço para exploração de mão de obra das multinacionais, competição desigual no mercado interno e uma verdadeira falsa intensão de ajuda.

Estamos atualmente assistindo a ruina dos que detêm o poder, já ouvimos falar em protesto contra a crise econômica nos E.U.A, e o desastre econômico da União Europeia. Estão pedindo ajuda aos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o que não podemos aceitar é o fato de um país europeu que caiu 3 pontos na standard & poor's, pedir dinheiro ao Brasil que esta em uma disposição econômica inferior, mesmo o país europeu, estando em queda, continua a frente do Brasil.

É o desespero que insiste em manter a concentração de riquezas. Será que as condições dos europeus e estadunidenses não poderiam melhorar se estes não vendessem tecnologias para os países emergentes? Será que se a distribuição de renda não melhorasse, poderíamos ajudar mais nossos irmãos ricos? E se os pobres tivessem acesso a conhecer um país do norte, sua classe não fortificaria o turismo? Será que se as oportunidades fossem distribuídas equitativamente, não descobriríamos novas formas de combater o inevitável?

Temos que pensar em muitas outras possibilidades, esta na hora da Europa e dos E.U.A pararem de concentrar o que deveria ser de todos, abrir mão de viver demasiadamente bem e muitos demasiadamente mal, para que todos possam viver bem!

Não se faz mais um Henry Ford, para descobrir novas formas de explorar na produção, não um Toyotismos para diversificar e muito menos um Keynes que possa criticar. Enquanto isso, se eles não quebrarem, estarei torcendo para que esse dia aconteça.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

CAOS EM LONDRES





Até onde não se divulga muito, o motivo do caos tem origem no assassinato de um jovem por um policial. A policia estrategicamente utiliza a família do rapaz para pedir que não usem a imagem do filho como razão dos atos de vandalismo. Não podemos afirmar razão sobre a equação do verdadeiro motivo, porem é um grito calado que explode desde Jean Charles. Inglaterra, de novo não!! Para Londres.. Anarchy in the U.K









domingo, 17 de julho de 2011

1984 - GEORGE ORWELL


Partido da Oceania
...era possivel imaginar uma sociedade no qual a riqueza, no sentido de bens e luxos pessoais, fosse distribuída equitativamente, enquanto o poder permanecia nas mãos de uma pequena casta privilegiada. Na prática, porém, uma sociedade desse tipo não poderia permanecer estável por muito tempo. Porque se lazer e segurança fossem desfrutados por todos igualmente, a grande massa de seres humanos que costuma ser embrutecida pela pobreza se alfabetizaria e aprenderia a pensar por si; e depois que isso acontecesse, mais cedo ou mais tarde essa massa se daria conta de que a minoria privilegiada não tinha função nenhuma e acabaria com ela. A longo tempo, uma sociedade hierarquica só era possível num mundo de pobreza e ignorância [...]


Divisão do mundo, conforme o livro; Oceania, Eurasia e Lestasia




sexta-feira, 15 de julho de 2011

SENTA A PUA



"Senta a Pua!" - Quantas e quantas vezes o grito de guerra do 1º Grupo de Caça foi ouvido nos Céus da Itália. Os ex-prisioneiros ao regressarem no final da guerra, dos campos de concentração nazistas, falaram da curiosidade mostrada por seus interrogadores em saber o significado desse grito.



fonte: www.sentandoapua.com.b

terça-feira, 24 de maio de 2011

COMO PODAR A PREFEITURA?







Serviço incompleto! Localizada na rua Águas de São Pedro, esta praça aguarda gentilmente que a Prefeitura termine o que começou!!



ENQUANTO ISSO... NO IÊMEN


"Soldados se preparam para atacar, em rua perto da casa do líder Sdiq al-Ahmar, durante confronto com a policia, em Sanaa, no Iêmen" (fonte: folha on-line)


Enquanto os lideres da nova ordem mundial esperam que o mundo Árabe pegue fogo no processo de implantação do capitalismo homogêneo, desigual e combinado, milhares de inocentes morrem, com fé, esperança ou algo mais!?

domingo, 8 de maio de 2011

A GAIOLA DO DIABO



Muitos defendem a energia nuclear como a matriz energética do futuro, porem não compreendem o perigo eminente que a fissão e fusão nuclear pode promover, não estamos falando em números relativos de mortos quando explode uma usino ou vasa radiação e sim o quanto o homem fica vulnerável quando algo da errado. A usina é a gaiola do diabo, o aprisionam para uma função, porém quando escapa, ninguém segura, seu poder catastrófico é temido a 4 gerações, leva a humanidade na corrida armamentista, causa conflitos geopolíticos e nos torna suberservientes as grandes potências. Os fisicos tem um discurso sobre a utilização da radiação para medicina, porem deixo uma pergunta no ar, até que ponto esse tipo de medicina estaria disponível as classes menos favorecidas?

domingo, 20 de março de 2011

OPERAÇÃO AURORA DA ODISSÉIA


No contexto geopolítico que se desenrola em nosso tempo, percebemos que é o resultado de um processo capitalista homogeneizado, os procedimentos para aquisição de recursos naturais. A União Européia mais os E.U.A ameaçam o mundo em busca de petróleo, enquanto não aparece outra fonte de recursos no que tange a matriz energética. Nos bastidores percebemos que há interesses de diversas formas; preocupação da Europa quanto ao êxodo do mundo Árabe em detrimento de massacres de civis, diversidade religiosa quanto as oposições monarquicas Xiitas que ditam as regras no norte da África e a necessidade de Petróleo dos países industrializados. Na realidade, para que poucos possam ter muito, muitos tem que ter pouco, isso o ocidente ja aprendeu, é a lição de casa que o resto do mundo não faz questão de aprender e tenta combater. O problema é que fontes de recursos primários estão fora da gestão dos países Imperialistas, e estes por sua vez como dependem desses recursos naturais tentam se impor ou destituir o poder local para anexar e administrar. Temos a receita perfeita; um ditador lunático que comanda um país africano que detem petróleo, massacra os civis sem ressentimento e países imperialistas que precisam apenas de um motivo para justificar para o mundo suas intenções. É como destruir em nome da razão romanceada nos canais televisivos para aquisição de poder. As lutas no mediterrâneo são lendárias, construíram todo arcabouço literário do mundo antigo e refletem em nossa geração que busca manter o poder a força em nome Deus ou do dinheiro.






fonte dos mapas: http://www.folha.com.br/