sábado, 21 de novembro de 2009

Escola: Alberto Cardoso de Mello Neto.


Leitura Alternativa - Poemas, romances e crônicas são um material valioso para mostrar, por pontos de vista diferentes, como o homem e o ambiente interagem.
GEOGRAFIA - Paisagem cultural - 6º ao 9º

"O meu nome é Severino,/ como não tenho outro de pia/ Como há muitos Severinos,/ que é santo de romaria,/ deram então de me chamar/ Severino de Maria." Como esses versos tirados do livro Morte em vida Severina, de João Cabral de Melo Neto (1920-1999).

A Geografia mostra varios angulos o ambiente em que vivemos - formado por paisagens naturais e culturais em transformação - e ensina como lê-lo. Nos textos de transformação, o setão de Severino, por exemplo, é descrito de forma bem diferente da enontrada na produção de Melo Neto ou de outros escritores e poretas. "A literatura é capaz de dar uma visão mais humanística do espaçõ geográfico, complementar a que moçada conhece os mapas e materiais didáticos".

As obras literárias são ricas em conteúdos sobre espaço geografico. Grande Sertão: Veredas e Manuelzão e Miguilim, de Guimarães Rosa (1908-1967), Os Sertões de Euclides da Cunha (1866-1909), Macunaíma e Paulicéia Desvairada, de Mario de Andrade (1893-1945), são bons exemplos.

(trecho da reportagem da revista nova escola, 227 novembro 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário