sábado, 3 de março de 2012

FUSO HORÁRIO


A Terra realiza seu movimento de rotação girando de oeste para leste em torno do seu próprio eixo, por esse motivo os fusos a leste de Greenwich (marco inicial) têm as horas adiantadas (+); já os fusos situados a oeste do meridiano inicial têm as horas atrasadas (-).As zonas horárias ou fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas em que se divide a Terra e que seguem a mesma definição de tempo. O termo fuso denomina a porção de superfície esférica compreendida entre dois semiplanos que partem de um diâmetro da esfera. Os fusos horários geralmente estão centrados nos meridianos das longitudes que são múltiplos de 15°; no entanto, as formas dos fusos horários podem ser bastante irregulares devido às fronteiras nacionais dos vários países ou devido a questões políticas (caso da China, que poderia abranger algo como 4 fusos horários, mas obriga todo o país a utilizar o horário de Pequim com evidentes distorções no oeste chinês, onde quando não é inverno o sol nasce por volta das nove horas da manhã).
Exemplo de atividade –  “Quando em nossa cidade for meio-dia, horário de Brasília, que horas serão em Bagdá?”, podemos apresentar a seguinte linha de raciocínio:
Em Brasília (GMT – 3 são 12 horas).
Em Bagdá (GMT + 3, são ? Horas).

GMT – 3 = 12
GMT = 12 + 3
GMT = 15 (essa é a hora mundial).

Portanto, em Bagdá (GMT + 3) serão (15 + 3) 18 horas.

O sistema de fusos horários foi criado em 1883, numa conferência em Roma, surgindo por uma necessidade de padronização do horário mundial. Antes desse sistema ser criado, o horário era definido pelo relógio de sol, onde o meio-dia era observado quando os raios solares estivessem à pino.
O sistema foi estabelecido dividindo a esfera terrestre em 360 graus pelo número de horas que a Terra gasta para dar um giro completo em torno de seu eixo (24 horas). O resultado foi de 15 graus,  indicando que a terra gira 15 graus acada 1 hora.
Sendo 15º = 1 hora, 1º = 4 minutos.
Então, no ano de 1884, em uma conferência realizada em Washington, nos Estados Unidos, foi estabelecido que o Meridiano de Greenwich seria usado como o meridiano central, onde a cada grau leste, aumenta-se 4 minutos e a cada grau oeste, diminuí-se 4 minutos.
Fonte: Wikipédia, Brasil Escola e Conhecimento Prático de Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário